Melhora do estresse e ansiedade através do controle da respiração

PODEMOS MELHORAR O DESEMPENHO FÍSICO ATRAVÉS DE ATIVIDADES RESPIRATÓRIAS – entenda porque a respiração diafragmática pode ajudar no desempenho esportivo e controle do estresse e ansiedade

UM PROCESSO SIMPLES QUE DEMANDA REAPRENDIZADO.

A INSPIRAÇÃO é responsável pela ENTRADA DE AR nos pulmões a partir da contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. Nesse processo temos o AUMENTO da caixa torácica (o diafragma abaixa e as costelas se elevam) permitindo uma maior capacidade de espaço para o pulmão, esse espaço gera uma redução na pressão interna fazendo com que o ar ENTRE nos pulmões.

A ROTINA DESGASTANTE PODE ESTAR PREJUDICANDO SUA PRODUTIVIDADE.

Todo esse processo respiratório que realizamos diversas vezes ao dia sem mesmo perceber, pode ser influenciado de maneira NEGATIVA pela nossa rotina diária de trabalho, estresse, preocupações, devido a HIPERATIVAÇÃO do nosso sistema nervoso SIMPÁTICO, aquele que é responsável por aumentar nossos batimentos cardíacos e estimular a produção de hormônios como adrenalina e noradrenalina, que por sua vez aumentam o fornecimento de energia para suprir a demanda do corpo ao realizar uma atividade estressante (LUTA OU FUGA).

COMO ISSO AFETA NOSSO DIA-A-DIA.

Através dessa hiperativação do sistema nervoso simpático, acabamos por realizar as respirações de forma SUPERFICIAL e CURTAS – hiperventilando, diminuindo a capacidade do nosso diafragma contrair-se e aumentar o espaço para os pulmões, limitando nossa capacidade respiratória. Como consequência, há um aumento da nossa frequência cardíaca e pressão arterial, todo esse processo acaba desencadeando em um aumento do ESTRESSE/ANSIEDADE e diminuindo nossa capacidade REGENERATIVA.

PRATIQUE A RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA E VEJA OS BENEFÍCIOS

– Coloque uma mão no peito e outra logo abaixo da caixa torácica.

– Inspire lentamente pelo nariz (4-6 seg). A mão que está na caixa torácica deve se mover à medida que o diafragma expande, em contrapartida, a mão que está no peitoral deve permanecer imóvel.

– Comece a expirar pela boca (6-8 seg), sinta o diafragma relaxar, lentamente.

– Repita o processo durante 10 min. ao dia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s