Recomendações para prevenção da hipertensão

SINTOMAS, CAUSAS E RECOMENDAÇÕES PARA PREVENÇÃO DA HIPERTENSÃO – No Brasil, 388 pessoas morrem por dia por hipertensão (SIM) e 30% da população adulta é hipertensa (SBH).

A HIPERTENSÃO ARTERIAL ou popularmente, PRESSÃO ALTA, é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. A doença em 90% dos casos é herdada pelos pais e não tem cura, mas o tratamento correto pode possibilitar uma vida tranquila.

A DOENÇA OCORRE quando a P.A. do indivíduo é IGUAL OU MAIOR que 140/90 mmHg (14 por 9), de forma recorrente. Essa pressão faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior para bombear o sangue para nosso corpo, aumentando o estresse cardíaco.

OS SINTOMAS podem ser dor de cabeça, dor no peito, tontura, zumbido no ouvido, visão embaçada e fraqueza. Porém, é uma doença que também pode ser ASSINTOMÁTICA e os sintomas podem aparecer somente quando a P.A. estiver muito alta. Por isso, torna-se importante aferir a P.A. ao menos 2 vezes ao ano, principalmente em indivíduos com histórico familiar da doença.

AS MAIORES CAUSAS da hipertensão arterial são a OBESIDADE, SEDENTARISMO, FUMO, CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA, ESTRESSE, ELEVADO CONSUMO DE SAL e COLESTEROL ALTO. Os RISCOS estão associados a lesões vasculares, comprometendo órgãos importantes como: CÉREBRO (risco de AVC), RINS (insuficiência renal), CORAÇÃO (infarto, hipertrofia ventricular) e também os OLHOS (cegueira).

PODEMOS PREVENIR a P.A. através de uma alimentação equilibrada, EVITANDO uma dieta hipercalórica por longos períodos, assim como ingerir uma MENOR QUANTIDADE DE SAL. Procure praticar atividades físicas e manter um peso corporal adequado através de dieta e exercício. Em HIPERTENSOS, também é recomendado a prática de exercícios (AERÓBIO e MUSCULAÇÃO), para controle da hipertensão, exigindo um maior acompanhamento do profissional na prescrição do treinamento e no controle pré, durante e após as atividades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s