Variabilidade – existe treino perfeito?

QUER SABER QUAL É O TREINO PERFEITO? Ele está diretamente relacionado com o princípio da variabilidade, ou seja, ELE NÃO EXISTE.

Quando começamos um programa de treino novo, as adaptações por ele geradas são altamente perceptíveis, percebemos uma grande evolução inicial física e fisiológica. AO PASSAR DO TEMPO, nosso organismo se acostuma com esses estímulos e se torna cada vez mais EFICIENTE para executá-los, necessitando cada vez menos de energia e com menor capacidade de quebrar a homeostase.

EVITE COMPARAR um exercício com o outro, cada movimento tem sua devida importância em cada fase do treinamento. Por isso é importante PERIODIZAR sua rotina durante o ano. Em determinados momentos faz-se necessário incremento de força, massa muscular, em outros a melhora de padrão de movimento e melhora na composição corporal, enfim, os exercícios são melhor encaixados de acordo com a necessidade atual e a capacidade física da pessoa, adaptando-os de acordo com o nível de proficiência alcançada, visando manter um alto estímulo no treinamento.

COLOCANDO EM PRÁTICA – Imagine o exercício de agachamento comum, são diversas variações que podemos realizar no mesmo exercício: agachamento guiado, agachamento livre, agachamento sumô, agachamento unilateral (afundo), agachamento (búlgaro), dentre muitos outros. SE COMPARARMOS apenas o padrão motor, muitos iriam dizer que o agachamento búlgaro é mais difícil que os demais, porém, podemos adicionar incrementos (cadência, amplitude, etc) que tornam os outros ainda mais difíceis. ALÉM DISSO, determinado exercício pode ser mais importante para a fase de treinamento atual (FORÇA, PADRÃO MOTOR, ETC).

PORTANTO, se existe um treino perfeito ele é apenas momentâneo e individual! Devemos fazer as avaliações necessárias para saber o exercício adequado para aquele momento/indivíduo, MAS SABENDO QUE nosso corpo se adapta rapidamente e necessitará de alterações contínuas para manter a eficiência do programa adotado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s